Empreendedorismo nos mercados regionais: Gilmar Alves de Oliveira fala do case de sucesso do Grupo Gazin
Na última edição do evento Brazilian Regional Markets, em Nova York, tivemos a oportunidade de receber Gilmar Alves de Oliveira para o painel “Empreendedorismo nos mercados regionais". Lá, o CEO do Grupo Gazin falou sobre o papel crucial que o empreendedorismo desempenha na economia brasileira e as particularidades e desafios de empreender fora do eixo Rio-São Paulo.
O Grupo Gazin, com quase 60 anos de história, é hoje uma das cinco principais varejistas do Brasil. Presente em sete estados, já soma 340 lojas, 11 mil funcionários e um faturamento anual que supera os R$10 bilhões. Ao longo da sua trajetória, expandiu a sua atuação para além do varejo e se considera uma rede de soluções, com empresas voltadas para o atacado, indústrias próprias, serviços, soluções financeiras, tecnologia e até agronegócio.
Quando questionado sobre os desafios de acesso a capital e crescimento para empresas localizadas nos mercados regionais, Gilmar trouxe uma visão prática e bastante otimista, com base na trajetória de sucesso da própria Gazin:
"Empreender sempre é um grande desafio, mas também fica muito evidente que o empreendedorismo fora do eixo Rio-São Paulo, nas regiões, está em ascensão. A Gazin é um exemplo disso. Nascemos no interior do Paraná e expandimos para estados do Centro-Oeste e Norte, buscando nos adaptar às particularidades de cada região."
O CEO destacou que o grande diferencial da Gazin foi, justamente, apostar nos mercados regionais. A empresa se posiciona estrategicamente no interior do país, aproveitando o que cada estado tem a oferecer, em termos de economia e potencialidades, para alavancar o crescimento da empresa - além de buscar entender profundamente de cada região para buscar se sobressair nos mercados locais.
Para 2024, o otimismo continua. Nos primeiros quatro meses do ano, a Gazin já cresceu 20% em relação ao mesmo período de 2023. Gilmar enfatiza que o foco em inovação, tecnologia e transformação contínua da empresa são essenciais para o crescimento sustentável:
"Nossa empresa é 100% regional, nós sempre apostamos nesse mercado e não temos medo de transformar nossa empresa. Mantemos grandes investimentos em tecnologia e inovação - já implementamos o e-commerce, vendas online, tanto no atacado quanto no varejo, nossas indústrias estão todas automatizadas – sempre tendo o cliente e o caixa como prioridade, para que possamos ter longevidade. Nosso propósito é ser uma empresa centenária. Em 2066, eu tenho certeza de que estaremos lá pela nossa solidez."
O exemplo do Grupo Gazin mostra que é possível alcançar grandes resultados empreendendo fora dos grandes centros, aproveitando as oportunidades locais e mantendo um foco constante na inovação e na gestão eficiente. "Empreender olhando para fora do eixo Rio-São Paulo é inspirador e motivador. Eu vejo isso não como um obstáculo, mas como uma grande oportunidade", concluiu.