Liderança feminina no mundo dos negócios: Ada Mota revela como ganhou o Brasil

Mulher, mãe, farmacêutica, empresária, mãe de quatro filhos, dois netos – e com uma terceira neta a caminho –, Ada Mota coleciona repertório, experiência e sucesso no mundo dos negócios. Sempre buscando aperfeiçoamento intelectual e abraçando oportunidades de novos aprendizados, a empresária foi estudar dermofarmácia e cosmetologia na França, num período em que grandes marcas europeias precisavam de comprovação científica. Com espírito empreendedor e visão para a prosperidade no mundo da cosmetologia, Ada construiu uma das maiores indústrias de cosmético do Brasil: a Adcos.

O início da carreira foi marcado pela gestão numa farmácia de manipulação renomada de Vitória, no Espírito Santo. Após dez anos, ela e sua sócia começaram um novo projeto - o desenvolvimento de uma indústria: “Durante o tempo na farmácia, percebi que era uma necessidade do mercado unir os conceitos industrial e farmacêutico. Como tinha me formado nessa área, continuei no segmento da indústria e minha sócia, por sua vez, prosseguiu com o avanço da farmácia”, disse.

A paixão por cosméticos e o desejo em consumir produtos eficazes e de qualidade a colocou como referência no setor: “Queria fazer cosmética com a eficiência de um medicamento. E sempre tive em mente que nossos produtos tinham que ser feitos com o mesmo cuidado que você teria ao fazer o produto para uma pessoa muito querida, muito próxima. Então, várias vezes eu fiz o produto pra mim. Quando, por exemplo, eu engravidei dos gêmeos, eu fiz um produto porque eu falei ‘se eu tiver estrias ninguém vai acreditar que eu consiga fazer alguma coisa anti-estrias'”.

Um propósito: a beleza como consequência da saúde

Em sua trajetória, a empresária sempre se preocupou e se empenhou a entregar produtos que tenham a essência do cuidado à pele. Um de seus compromissos é proporcionar beleza com saúde, alertando sobre a importância da prevenção de doenças, como o câncer de pele, por exemplo. Para ela, a prevenção ao câncer é um comprometimento presente no dia a dia da empresa: “Consolidamos com nossos consumidores, franqueados e colaboradores a importância e a forma de proteção, assim como somos grandes apoiadores de ações sociais e programas que incentivam o tratamento contra a doença”, explicou.

Com proximidade e cuidado, o diferencial da marca é guiado por premissas sensíveis e humanizadas: “cuidamos de nossos clientes como se fossem um familiar querido, seja através de produtos ou de um atendimento próximo, individualizado e consultivo. Me preocupo em manter nossos valores e o propósito de cuidar de todos como alicerces da marca”, afirmou.

O papel feminino no empreendedorismo

Ada, que traz em seu DNA pesquisa, tecnologia, ciência e eficiência, ainda falou sobre a responsabilidade que as mulheres têm no empreendedorismo e destacou o comprometimento de líderes em proporcionar oportunidades de desenvolvimento para outras pessoas, gerando espaços de trocas de ideias e colaborando para a inserção de projetos criativos dentro do ambiente de negócios:

“Acredito que o empreendedorismo feminino foi um sinônimo de luta pela consolidação das mulheres no mercado. Carrego comigo uma frase de Fernando Pessoa que transmite muito a minha trajetória até aqui - ‘Tenho em mim todos os sonhos do mundo’. Sempre soube o que eu queria, tinha foco e planejamento para alcançar os meus objetivos. Foi então que encarei todos os meus desafios e cheguei até aqui. Amo compartilhar com as pessoas sobre a história da Adcos e, à vista disso, o meu crescimento pessoal, para que, dessa forma, eu possa alcançar mais mulheres a ir em busca de seus sonhos”, concluiu.