O que são fusões e aquisições?
Fusões e aquisições (M&A) é um termo geral usado para descrever a consolidação de empresas ou ativos por meio de diversos tipos de transações financeiras. Em outras palavras: o termo é amplamente ligado ao processo de expansão de empresas em que elas permitem que novos empreendimentos corporativos sejam feitos, aumentando a estrutura ou domínio da marca.
No mercado financeiro, as operações mais incluem fusões, aquisições, consolidações, ofertas de ofertas, compra de ativos e aquisições gerenciais.
Principais considerações
- Fusões e aquisições (M&As) são os atos de consolidação de empresas ou ativos, com o olhar para estimular o crescimento, obter vantagens competitivas, aumentar a participação de mercado ou influenciar as cadeias de suprimentos.
- Uma fusão descreve a união de duas empresas, onde uma das empresas deixa de existir após ser absorvida pela outra.
- Uma aquisição ocorre quando uma empresa obtém participação majoritária na empresa-alvo, que mantém seu nome e estrutura jurídica.
A diferença entre fusão e aquisição
É normal identificar os termos "fusões" e "aquisições" usados de forma conjunta, mesmo que ambos possuam significados diferentes. Quando uma empresa assume outra entidade, por exemplo, e se estabelece como a nova proprietária, a compra é chamada de aquisição.
Por outro lado, uma fusão descreve duas empresas do mesmo tamanho, que unem forças para avançar como uma única nova entidade, em vez de permanecerem separadamente de propriedade e operadas. Esta ação é conhecida como uma "fusão de iguais". As ações de ambas as empresas são entregues e novas ações da empresa são emitidas em seu lugar.
Tipos de Fusões e Aquisições
Um acordo pode, portanto, ser classificado como uma fusão ou uma aquisição. Em outras palavras, a diferença está na forma como o negócio é comunicado ao conselho de administração, funcionários e acionistas. Por isso, algumas negociações possuem nomes específicos no mercado.
Consolidações
A consolidação cria uma nova empresa através da combinação do formato de negócios das antigas estruturas corporativas. Os acionistas de ambas as empresas devem aprovar a consolidação e, assim, receber ações ordinárias da nova empresa.
Ofertas
Em uma oferta pública, uma empresa oferece a compra das ações em circulação da outra empresa, mas a um preço específico e não ao preço de mercado. A empresa que deseja adquirir o negócio comunica a oferta diretamente aos acionistas da outra empresa, ignorando a administração e o conselho de administração.
Um exemplo clássico é a oferta pública da Johnson & Johnson para adquirir a Omrix Biopharmaceuticals por US$ 438 milhões, em 2008. Assim, embora a empresa adquirente possa continuar existindo, a maioria das ofertas públicas resultam em fusões.
Aquisição de Ativos
Na aquisição de ativos, uma empresa deseja adquirir diretamente os ativos de outra empresa. Nesse processo de fusão e aquisição, a aprovação de seus acionistas é necessária.
A compra de ativos é típica durante o processo de falência, onde outras empresas licitam diversos ativos da empresa falida, que é liquidada após a transferência final de ativos para as empresas adquirentes.
Aquisições gerenciais
Em uma aquisição de gestão, também conhecida como uma compra liderada por gestão (em inglês, MBO), os executivos de uma empresa compram uma participação acionária em outra empresa.
Um negócio bastante conhecido no mercado ocorreu em 2013, quando a Dell Corporation anunciou que foi adquirida por seu gerente executivo chefe, Michael Dell.
Por que as empresas se fundem ou adquirem outras empresas?
As empresas se fundem ou adquirem outras empresas por uma série de razões. Ao combinar atividades de negócios, a eficiência geral de desempenho tende a aumentar e os custos gerais tendem a cair, devido ao fato de que cada empresa aproveita os pontos fortes da outra empresa.
Além disso, as fusões podem dar à empresa que compra o negócio uma oportunidade de aumentar a participação de mercado sem necessariamente realizar um levantamento significativo. Isso acontece porque os adquirentes simplesmente compram o negócio de um concorrente por um determinado preço, no que é geralmente referido como uma fusão horizontal.
Aumentar o poder de precificação da cadeia de suprimentos também é um ponto favorável no processo de fusão e aquisição de empresas. Ao comprar um de seus fornecedores ou distribuidores, uma empresa pode eliminar um nível inteiro de custos. Especificamente, a compra de um fornecedor, que é conhecida como uma fusão vertical, permite que uma empresa economize nas margens que o fornecedor estava adicionando anteriormente aos seus custos. Qualquer um ao comprar um distribuidor, uma empresa muitas vezes ganha a capacidade de enviar produtos a um custo menor.
Por fim, outro fator largamente debatido no mercado é que muitos negócios de fusões e aquisições permitem que o adquirente elimine a concorrência futura e ganhe uma maior participação de mercado. No lado negativo, porém, um grande prêmio geralmente é necessário para convencer os acionistas da empresa-alvo a aceitar a oferta. Não é incomum que os acionistas da empresa adquirente vendam suas ações e empurrem o preço para baixo, em resposta à empresa pagar muito pela empresa-alvo.
Autor
Renan Torres, copywriter da Apex Partners.
Disclaimer: Esta apresentação tem como único propósito fornecer informações e não constitui ou deve ser interpretada como uma oferta, solicitação ou recomendação de compra ou venda de qualquer instrumento financeiro ou de participação em qualquer estratégia de negócio específica. Essa apresentação é um documento de cunho meramente informativo, não configurando análise de valores mobiliários nos termos da Instrução CVM Nº 598, e não tendo como objetivo a consultoria, oferta, solicitação de oferta e/ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento e/ou produto específico.