Os cuidados a se ter em programas de aceleração para startups

Há muitas maneiras de financiar um negócio em fase inicial, sendo uma das principais alternativas para os empreendedores os programas de aceleração. Em 2005, com a fundação da Y Combinator por Paul Graham, surgiu a primeira aceleradora criando um modelo de negócios em que a organização tem como o principal objetivo ajudar negócios em fase inicial a crescerem.

Embora a participação em programas de aceleração não sejam pré-requisito para se desenvolver uma empresa, trata-se de um selo para o mercado, principalmente quando se referem às principais empresas globais. Afinal, são key players dentro do ecossistema de startups, tendo um papel importante em conectar a startup com a sua rede de relacionamentos e mentorar os novos empreendedores. Assim, constroem um dos principais pilares para que sejam criados negócios de alto crescimento e alto impacto na nova economia.

Em um relatório produzido pela Global Accelerator Learning Initiative (GALI), a análise do relatório mostrou que empresas que participam de programas de aceleração levantam mais investimentos e crescem mais rápidos em torno de receita e de funcionários do que as empresas que não participam.

No Brasil e no mundo, o cenário dos programas de aceleração se desenvolveu juntamente com o sucesso galgado por diversas startups em solucionar lacunas de mercado. Apesar das possibilidades oferecidas por elas, no entanto, o gestor de uma startup precisa levar alguns fatores em consideração antes de ingressar em uma.

Os cuidados a se ter em programas de aceleração para startups

Vale ressaltar, porém, o custo de oportunidade de se participar de um programa de aceleração e se ele realmente é necessário. Isso porque muitas aceleradoras condicionam a entrada no cap table do negócio a um valor descontado de valuation, podendo adquirir entre 10% a até 20% do negócio.

O capital aportado pela aceleradora é na maioria dos casos simbólicos e, provavelmente, não proporcionará mais do que seis meses de capital para operação (burn rate). Isso significa que na próxima rodada de captação do negócio, o empreendedor menos combustível para manter o seu negócio vivo, bem como o controle do seu negócio nas próximas captações. O grande risco é isso resultar na morte do seu negócio.

Vale lembrar que os programas de aceleradoração não são uma bala de prata para todas as empresas. Se você, como empreendedor, já está bem conectado a uma rede de relacionamentos, tem um track record que passa credibilidade e se sente confortável com suas habilidades e relacionamentos de arrecadação de fundos, então provavelmente não vale a pena para a sua empresa. Mas se esses atributos não o descrevem como empreendedor, uma aceleradora pode ser uma boa oportunidade.

Um mercado em desenvolvimento e a tomada de decisão

No mercado americano há diversos métodos de financiamento que poderiam ser listados como alternativas a venda de participação no negócio. Essa tomada de decisão precisa ser analisada sob a perspectiva de qual proporcionará um aproveitamento melhor do seu principal ativo, como investidores anjos, fundos de venture capital ou até mesmo uma estrutura de mútuos ou emissão de dívida (venture debt). O importante é não esgotar seu combustível – o equity – independente de aceleradora, fundo, ou investidor anjo.

Dessa forma, o processo de financiamento de uma startup deve ser um dos principais pontos dentro da tomada de decisão estratégica do negócio. A decisão de participar ou não de uma aceleradora precisa ser feito com muito cuidado para ser bom para todos os lados, tomando sempre cuidado para não haver muita diluição no começo.

Deve-se considerar se realmente existe uma rede de relacionamento por parte da aceleradora, o track record do programa e conversar com antigas startups que participaram do programa. Se a aceleradora cumprir todos estes requisitos com excelência pode ser um bom norte para o empreendedor ter um direcionamento melhor de como navegar pelo mercado. Há programas de aceleração equity free que cumprem essa função de conexão e relacionamento de forma muito mais eficaz, como o BoostLAB do BTG Pactual.

O investidor olha o capital da empresa pela ótica do retorno financeiro, na maioria dos casos, mas para o empreendedor não é apenas o maior ativo, é literalmente o combustível do negócio. O ponderamento para a decisão de entrada em um programa de aceleração envolve o tempo que o empreendedor dedicará ao programa, o relacionamento e ativos que lhe serão agregados. Por isso ressaltamos a importância de uma análise individual de acordo com o modelo de negócio e atual momento da startup.

Autor

Peter Ernst
Analista pleno de Growth da Apex Partners