Saúde, família e trabalho: o desafio de equilibrar os pilares da alta performance
Por Marcus Buaiz*
Saúde, família e trabalho – nessa ordem! Costumo dizer que equilibrar o tempo e garantir qualidade de vida, conseguindo conciliar as “três bases” harmoniosamente, são grandes desafios da vida moderna.
Aos 18 anos, fui diagnosticado com a Síndrome de Burnout, um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastantes. Eu estava numa posição de energia frenética, querendo ser o melhor no que eu fazia. Me entregava ao máximo, não tinha tempo para comer e nem para cuidar da saúde. E, foi assim que me encontrei num hospital devido à falta de equilíbrio.
Tenho visto grandes empresários, líderes e até mesmo empreendedores, tristes e depressivos, e eu acredito que isso é por falta de metas e objetivos que nos motivam à existência. Todos nós temos problemas na vida, e é possível usar os contratempos ao nosso favor. E eu costumo fazer desta forma: considerar a adversidade como uma aliada em circunstâncias improváveis.
Transformando obstáculo em degrau
Um dos fatores que me fizeram amadurecer profissionalmente foi ir embora para São Paulo – porque eu sabia que eu estava quebrando uma dinastia na minha família. Eu renunciei trabalhar no grupo familiar para arriscar a vida nas avenidas paulistas.
Em muitos momentos, me questionei sobre a decisão que tomei. Mas, a minha intuição me afirmava que eu estava na direção daquilo que procurava. Eu enfrentei os meus problemas com confiança e propósito para ser protagonista da minha história.
Fama, poder e dinheiro: qual o real valor dessas realizações?
As pessoas buscam por fama, poder e dinheiro o tempo inteiro. E quando chegar lá? Não adianta encontrar o poder e a fama e ganhar muito dinheiro se não tiver alcançado a felicidade – que está dentro do pilar da saúde.
A caminhada para chegar ao propósito é indescritível. Certa vez brinquei com alguns amigos do esporte, que deve ser uma grande realização fazer um gol em um campeonato. Esse é o sentimento que eu tenho com o entretenimento, por propiciar a realização de eventos. Ver as pessoas em cima do palco se divertindo e sabendo que foi você quem idealizou aquele momento não tem preço.
Durma enquanto eles dormem
Sempre falei muito da minha família. Todos sabem o quanto eu a amo e como a coloco como minha prioridade. Mas, como posso cuidar deles se eu não cuidar de mim? Então, essa é a minha verdade, para que eu possa propagar esse propósito. A saúde é de extrema importância, não apenas por questões físicas ou mentais. Quantas pessoas bem-sucedidas estão infelizes?
A renúncia faz parte do processo em tudo – ao abdicar um pouquinho de cada coisa, nós conseguimos qualificar o nosso tempo. Eu acredito que conseguimos ter tempo para tudo. Nesse sentido, analisando as três bases - saúde, família e trabalho – consegui reorganizar o meu tempo. Hoje, eu treino todos os dias como se fosse um hábito de se alimentar, faço do meu papel de pai como um ato de empreender e trabalho e valorizo a qualidade de trabalho.
*Capixaba, empreendedor e embaixador da Apex News
Ainda não assina a nossa newsletter?
Clique aqui e faça como os 10 mil capixabas que acompanham as principais notícias de negócios, economia e política do nosso estado pela Apex News!